Home / Política / Em Viçosa, alagoano Aldo Rebelo anuncia sua pré-candidatura à presidência do Brasil em 2026

Em Viçosa, alagoano Aldo Rebelo anuncia sua pré-candidatura à presidência do Brasil em 2026

O ex-ministro Aldo Rebelo anunciou, a partir de Viçosa, município do interior de Alagoas onde nasceu, sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026. Para viabilizar o projeto, ele se filiou ao Democracia Cristã (DC) após deixar o MDB, mudança comunicada ao partido na semana anterior ao anúncio público.
O pré-lançamento oficial da candidatura está marcado para 31 de janeiro de 2026, em São Paulo. Com trajetória política marcada por quatro décadas no PCdoB, Rebelo afirmou não manter vínculos com setores da esquerda e disse que pretende disputar o Planalto sem rótulos ideológicos.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, o ex-ministro afirmou que suas prioridades serão a retomada do crescimento econômico, a redução das desigualdades, a revalorização da democracia e a reconstrução da agenda de defesa nacional. Ele também rejeitou associação com direita, esquerda ou terceira via, alegando não ter “relação com lacração ideológica”.
Segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (16), Aldo Rebelo aparece com 1% a 2% das intenções de voto no primeiro turno. Apesar do porte reduzido do DC, o pré-candidato avaliou que a legenda tem como vantagem não estar sob influência “da Faria Lima, do Supremo ou dos esquemas do Congresso”. O partido é presidido por João Caldas, pai do prefeito de Maceió, JHC (PL).

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *