A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar, está intensificando a orientação à população para que denúncias de trabalho infantil sejam feitas durante o Carnaval, período em que esse tipo de violação de direitos tende a aumentar.
Segundo a secretaria, os Conselhos Tutelares da capital funcionarão em sistema de plantão em todas as regiões da cidade para atender denúncias de trabalho infantil e outras formas de violação de direitos de crianças e adolescentes.
De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), as notificações de casos de trabalho infantil aumentam durante o Carnaval, com crianças e adolescentes sendo encontrados em atividades como venda de produtos, carregando mercadorias ou coletando materiais recicláveis — situações que podem comprometer seu desenvolvimento e violar direitos fundamentais.
Além dos plantões dos Conselhos Tutelares, denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, que recebe relatos de violações de direitos humanos de forma gratuita e sigilosa.
A ação da prefeitura é parte de uma atuação integrada com a Vara da Infância e da Juventude, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e outras instituições voltadas para a proteção de crianças e adolescentes.
“Denuncie imediatamente”: Prefeitura de Maceió alerta para trabalho infantil durante o Carnaval





