Home / Policia / “Brasil vivia sob um governo facista”, diz Wagner Moura ao criticar Jair Bolsonaro

“Brasil vivia sob um governo facista”, diz Wagner Moura ao criticar Jair Bolsonaro

O ator e diretor Wagner Moura voltou a criticar os impactos do governo Jair Bolsonaro (2018–2022) sobre sua carreira ao comentar as dificuldades enfrentadas para o lançamento de Marighella, seu primeiro filme como diretor. Em entrevista ao podcast Happy Sad Confused, ele afirmou que o Brasil vivia sob um “governo fascista” e que a obra foi alvo de uma “censura cínica”, o que atrasou a estreia no país.
Segundo Wagner, o então presidente teria levado o filme “para o lado pessoal” por retratar Carlos Marighella, militante e símbolo da resistência à ditadura militar. O ator destacou que as barreiras não ocorreram de forma direta, mas por meio de entraves burocráticos que dificultaram a distribuição do longa nos cinemas brasileiros.
“O boicote não foi explícito”, disse Wagner, ao afirmar que as dificuldades surgiram em processos administrativos e decisões que impediram o lançamento no tempo previsto. Para ele, esse cenário refletia o ambiente político do período e a relação do governo com produções culturais críticas.
Marighella foi filmado entre 2017 e 2018 e teve estreia internacional no Festival de Berlim, em 2019. Apesar disso, o longa só chegou aos cinemas brasileiros em 2021, após anos de impasses que, segundo o diretor, estiveram ligados ao contexto político da época.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *