Home / Policia / Deputados aprovam título de Cidadã Honorária de Alagoas para ministra Marluce Caldas

Deputados aprovam título de Cidadã Honorária de Alagoas para ministra Marluce Caldas

Na sessão da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) desta segunda-feira (22), foi aprovado o Projeto de Lei que concede o Título de Cidadã Honorária do Estado de Alagoas à ministra Maria Marluce Caldas Bezerra, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A proposta é de autoria da deputada estadual Fátima Canuto e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares presentes.
Na justificativa do projeto, a deputada destaca que a homenagem reconhece a destacada trajetória jurídica e institucional da ministra, marcada pelo compromisso com a justiça, a ética e o fortalecimento das instituições democráticas no Brasil. Segundo a parlamentar, a atuação de Marluce Caldas representa um exemplo de dedicação ao serviço público e à magistratura.
Filha do agricultor Espedito Silva e da professora Quitéria Caldas, Maria Marluce Caldas Bezerra nasceu no Rio de Janeiro, para onde seus pais haviam migrado em busca de melhores oportunidades. Poucos meses depois de seu nascimento, a família retornou a Alagoas e se estabeleceu no povoado de Canastra, no município de Ibateguara, na Zona da Mata alagoana, onde a ministra foi criada desde os dois meses de idade.
Incentivada pela mãe a estudar, Marluce mudou-se para Maceió no início da década de 1970, onde estudou no Colégio Bom Conselho. Aos 18 anos, tornou-se professora e passou a lecionar na mesma instituição, sendo contratada pelo Estado de Alagoas. No mesmo período, atuou como escrevente no cartório de Ibateguara e ingressou no curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), concluído em 1982.
Ao longo da carreira, exerceu a advocacia nas áreas cível e criminal, atuou na Companhia de Habitação Popular de Alagoas (Cohab/AL) e ingressou no Ministério Público Estadual, onde fez história ao ser a primeira mulher a participar de um júri popular em Maceió e a atuar em sessão da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas. Em 2021, foi promovida a procuradora de Justiça e, neste ano de 2025, tomou posse como primeira alagoana no Superior Tribunal de Justiça.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *