Home / Política / Israel eleva alerta e amplia preparativos diante de indícios de ataque conjunto contra o Irã

Israel eleva alerta e amplia preparativos diante de indícios de ataque conjunto contra o Irã

O governo de Israel aumentou o nível de alerta e intensificou preparativos militares em meio a sinais de que um ataque coordenado com os Estados Unidos contra o Irã pode ocorrer nos próximos dias, segundo fontes israelenses citadas por veículos internacionais. Autoridades têm se mostrado céticas quanto às negociações em andamento entre os EUA e o Irã e reforçado tanto o planejamento operacional quanto as defesas, apesar de avanços relatados na segunda rodada de conversas diplomáticas na terça-feira (17).
Uma das fontes disse que, caso autorizado pelo presidente americano, o possível ataque conjunto deve ser mais amplo e duradouro que o conflito de junho de 2025, envolvendo ações coordenadas entre as forças dos dois países. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, tem realizado consultas de segurança para avaliar a prontidão das tropas e a coordenação de uma eventual ofensiva. Analistas também observam discussões fechadas entre líderes militares dos EUA e Israel nos últimos dias, refletindo preocupações crescentes sobre a situação regional.
Além do reforço de alerta, o alto comando israelense considera que, se os EUA iniciarem uma ação contra o Irã, Teerã poderia retaliar com ataques de longo alcance, inclusive com mísseis, elevando ainda mais os riscos de escalada. Essa avaliação interna ocorre enquanto as negociações entre os Estados Unidos e o Irã seguem sob tensão, com Teerã afirmando que só dialogará sem imposições e Washington mantendo forte postura militar na região.
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *