Home / Política / Lula já tem data para retornar? Assessor especial da Presidência explica sobre Caravana Federativa que chega em Alagoas

Lula já tem data para retornar? Assessor especial da Presidência explica sobre Caravana Federativa que chega em Alagoas

A 16ª Caravana Federativa de Alagoas chega a Maceió nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2026, reunindo representantes de ministérios, órgãos federais e gestores públicos. O evento itinerante tem o objetivo de aproximar a União dos estados e municípios, facilitar a liberação de recursos, agilizar contratos e implementar políticas públicas de forma mais eficiente.
O Assessor da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Presidência, Maurílio Pedrosa, confirmou a importância do momento para os municípios alagoanos, que podem ter acessos aos principais serviços a nível federal: “trazemos, aproximadamente, trezentos servidores de Brasília, mais os servidores federais locais preparados para atender todos os municípios”, afirmou ao Direto da Redação, do Agora Alagoas.
Sobre a presença do presidente Lula, Maurílio afirmou que a situação está em “stand by”, mas que há possibilidade, dentro da agenda do presidente, da presença em Alagoas. Seria a segunda passagem do chefe do executivo em Alagoas no ano de 2026.
Entre os políticos já confirmados na programação estão a ministra Gleisi Hoffmann (SRI da Presidência da República), o ministro Renan Filho (Transportes), o governador Paulo Dantas, o senador Renan Calheiros, o prefeito JHC, além de deputados federais como Paulão e Arthur Lira. Também participam representantes de bancos públicos, do Sebrae, do Serpro, da Associação de Municípios de Alagoas e da Central Única dos Trabalhadores de AL.
O evento contará com mais de 50 estandes, oficinas temáticas, reuniões federativas com prefeitos e vice-prefeitos, debates com vereadores e o Fórum da Participação Social, que reúne movimentos sociais. A Caravana já passou por diversos estados desde 2023, incluindo Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pará, e tem sido uma ferramenta estratégica da SRI e da SEAF para fortalecer o diálogo entre União, estados e municípios.
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *