Home / Política / Ministra Cármen Lúcia destaca que o TSE tem o “dever” de garantir a integridade das eleições

Ministra Cármen Lúcia destaca que o TSE tem o “dever” de garantir a integridade das eleições

Nesta terça (27), durante a abertura do Seminário da Justiça Eleitoral sobre Segurança, Comunicação e Desinformação, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, destacou que o TSE tem o “dever constitucional de garantir a integridade do processo eleitoral” de 2026.
“Temos de assegurar que a eleição seja um processo pelo qual cada eleitora e cada eleitor, livremente, escolham seus representantes sem que ela ou ele se submetam nem a pressões internas nem à captura de sua liberdade de escolha“, afirmou a também ministra do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ministra destacou que as tecnologias devem ser usadas de “maneira transparente” ao falar sobre o uso delas para a desinformação. “Temos de garantir que as tecnologias sejam utilizadas de maneira transparente, para saber se foi manipulado e como retirar isso sem ferir a liberdade de expressão. Precisamos investir em medidas preventivas. A dúvida corrói as bases de um processo eleitoral”, completou.
O encontro tem o objetivo de ampliar e facilitar o intercâmbio técnico e institucional sobre os desafios sobre a segurança do processo eleitoral.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *