Home / Política / Trump ordena bloqueio total de petroleiros e intensifica pressão contra a Venezuela

Trump ordena bloqueio total de petroleiros e intensifica pressão contra a Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou nesta terça-feira o bloqueio “total e completo” de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela. Em publicação nas redes sociais, o líder americano afirmou que o país sul-americano está “completamente cercado” e indicou que pretende ampliar a pressão sobre o regime do presidente Nicolás Maduro.
Segundo Trump, a Venezuela estaria utilizando o petróleo para financiar o próprio regime, além de atividades criminosas como tráfico de drogas e de pessoas, assassinatos e sequestros. O presidente norte-americano também declarou que, por envolvimento com terrorismo e tráfico, o governo venezuelano foi classificado como uma organização terrorista, justificando a adoção de medidas mais duras. “Não vamos permitir que um regime hostil se apodere de petróleo, terras ou outros ativos”, escreveu.
A decisão ocorre em meio à escalada de tensões entre os dois países. Na semana passada, os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra familiares de Nicolás Maduro e contra seis navios envolvidos no transporte de petróleo venezuelano. Nesse mesmo contexto, o governo Trump apreendeu o navio-tanque Skipper próximo à costa da Venezuela, na primeira captura de uma carga de petróleo venezuelana pelos EUA.
O governo venezuelano reagiu condenando a apreensão do petroleiro e classificando a ação como “roubo descarado” e “pirataria internacional”. Enquanto Washington afirma atuar no combate ao narcotráfico e ao terrorismo, com mobilização de tropas e operações no Caribe e no Pacífico, Caracas sustenta que o verdadeiro objetivo dos Estados Unidos é promover uma mudança de regime no país.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *